Os adolescentes encontraram uma nova forma de se relacionar e de vivenciar as primeiras experiências afetivas com outros jovens. É o “Ficar”, um relacionamento sem compromisso que, na opinião de alguns, é uma atitude de recusa de assumir responsabilidades.
“Hoje em dia, a maioria dos adolescentes dessa faixa etária (13) está na fase de festa. É a fase de descompromisso, há um medo ---- medo da responsabilidade. E há também o exibicionismo: querer mostrar que pode tudo, que sabe tudo e que está sempre bem. Tanto que é pouco adolescentes de 13 a 14 anos assumem, por exemplo,seus medos,suas dúvidas,inseguranças,ansiedades e depressões.”
Existem dois jeitos de ficar: Muita gente fica por ficar, e muita gente fica com o sentimento (...), o ficar tem que ter um sentimento, nem que for de atração. Ou sentimento mais forte, quando você gosta: ou de amor ou de paixão. Ninguém deve ficar por ficar, porque ás vezes, se eu gosto de alguém e essa pessoa fica comigo por ficar, eu posso ficar chateada, me decepcionar. Eu acho que tem que ter alguma atração,algum sentimento para que quem sabe,possa rolar alguma coisa.Para alguns o ficar é só para dar alguns beijinhos e,se você quer um negocio mais sério,você tem que namorar a pessoa ou ficar de rolo com ela.Ficando que você começa a namorar, que você conhece a pessoa, conhece o jeito dela ser e se você vai se apaixonar por ela,vai ter alguma coisa mais séria.
By: Ray ¢er&jinha